Um pouco de história
O Arraial Novo do Rio das Mortes começou a ser ocupado em 1704, com a descoberta de ouro nas encostas da Serrado Lenheiro. Em 1713, na época da prosperidade, o vila transformou-se em cidade e recebeu o nome de São João del Rei, em tributo a D. João V, rei de Portugal. Graças a negócios diversificados e atividades agrícolas, São João del Rei sempre manteve sua estabilidade econômica, mesmo quando a produção de ouro declinou.
No século 19, a cidade foi ponto de referência para vendedores viajantes e tinha ruas bastante movimentadas, cheia de casas comerciais em elegantes mansões, onde as pessoas podiam encontrar todo tipo de mercadorias e produtos. No final do século, São João del Rei era um dos lugares onde a industrialização emergiu em Minas Gerais, com o estabelecimento da Compania Industrial São Joanense de Fiação e Tecelagem.
Por isso, visitar São João del Rei é uma experiência de “viagem no tempo”. As principais atrações da cidade, “onde os sinos falam”, são as igrejas em estilo Barroco e Rococó, mansões, pontes de pedra, fontes e museus. Além da história, São João del Rei oferece ótimos restaurantes para turistas e atividades ao ar livre, como trilhas e cascatas.